terça-feira, 16 de julho de 2013

O Tênis

Fui jogar tênis para testar o joelho. Surpreendentemente foi tranquilo o bate bola e o saque. Mas nada mais do que isso. A movimentação fica limitada e insegura. E algumas mudanças de base não senti firmeza. Conclusão, nao será possível manter o tenis também. Competir impossível, treinar não será bom. Pois acabo forçando os demais componentes do joelho.

Meu contato com o tênis começa com uns 10 anos... Meus pais começam a aprender o tênis e a praticar todos final de semana. Entram de sócio num clube que fica no Recreio, o Novo Rio Country Club. Nome chique pra um clube de tênis bem longe da cidade. Mas imagino que isso era o que o meu pai podia pagar na epoca.

Isso no final da decada de 70. Morávamos em Laranjeiras e íamos de carro até esse lugar tão distante passando por lindas dunas de areia. Íamos todo sábado e também aos domingos. Passávamos muitas horas no clube. Eu ia pra piscina, andava de bicicleta, jogava bola com uns amigos novos. Mas tais atividades me cansavam e meus pais continuavam jogando tênis. E eu entediado assistindo o jogo da bolinha que vai e vem.

Ate que um dia fui parar dentro da quadra para pegar as bolinhas. Aquilo para os meus pais era uma forma de manter quieto sem pedir pra ir para casa. E pra mim era uma motivacao financeira. Pois a cada bolinha pega era um centavo que eu ia ganhar. A tarefa de boleito de tenis, nao eh tao simples quanto parece. As entradas em quadras devem ser precisas e rapidas. Deve se estar sempre atento ao entrar dentro da quadra durante o jogo, primeiro para nao atrapalhar o bom andamento do jogo ou do treino, e segundo para nao levar uma bolada, as vezes perto de 100km/h num nivel amador.

Resultado, por causa dessa minha nova atividade remunerada, tive que comecar a entender da dinamica do jogo. Prestando muita atencao na profissao de boleiro. Aprendi a contar um jogo. Aprendi os golpes que se aplicam. E comecei a tomar gosto por esse novo esporte. Ganhei uma raquete velha do meu pai e ao final do dia meu pai batia umas bolas comigo. Tinha me tornado um excelente boleiro. Cheguei a pegar bolas para jogos que nao eram dos meus pais. Mas agora queria ser mais do isso.

O bate bola do final do dia passou para o comeco do dia. Eu era o batedor que aquecia o meu pai enquanto ele nao arranjava um parceiro a altura. Ate que chegava o parceiro dele e eu voltava pro meu lugar oficial, boleiro. Mas assim a coisa foi evoluindo e comecei a jogar com uns moleques do club, participar de jogos de dupla com o meus pais. Fiz muitos jogos eu e minha mae contra o meu pai. E durante varios anos essa foi a dinamica do tenis. Ate que comecei a fazer aulas na LOB, clube de tenis onde meus pais faziam aula e que era bem perto do apartamento dos meus pais. A LOB fica ainda no alto de um morro e nos moravamos ao pe desse morro. Era pouca distancia mas uma subida bem ingreme de uns 15 minutos andando rapido. Comecei a fazer aula....mas isso ser assunto do proximo blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário